BLOG

07 de Maio

Vamos replanejar? Descubra os 4 melhores destinos gastronômicos no Brasil

Os tempos não estão fáceis e nós sabemos disso. Ficar em casa é um desafio para todos, mas é essencial para diminuir o contágio do novo Coronavírus e voltarmos o mais rápido às nossas rotinas.

Nesse meio tempo, as viagens e passeios tiveram que dar uma pausa. Mas vamos te ajudar a replanejar! E que tal escolher o destino começando pela parte mais saborosa: a gastronomia?

O Brasil é um país extremamente rico de norte a sul com toda a história e cultura. Não seria diferente com a nossa culinária que recebeu influências das mais diferentes origens. Se ainda não sabe por onde começar, listamos abaixo 4 destinos deliciosos que você não pode deixar de conhecer:

1) Recife, PE:

A cidade dos altos coqueiros, Recife, não fica para trás quando o assunto é a comida. A capital pernambucana foi diretamente influenciada pelas culturas indígena, europeia e africana. Então, quem for conhecer a cidade com uma das mais belas praias urbanas do país, a praia de Boa Viagem, poderá experimentar o famoso arrumadinho de carne de sol, a peixada pernambucana, galinha à cabidela, sarapatel, entre outros. São diversos pratos que cabem para todos os gostos. Não esqueça também de provar os doces como o bolo Souza Leão e o também característico bolo de rolo.

2) Salvador, BA:

Os temperos fortes são a marca da culinária de Salvador. As comidas típicas, a exemplo do acarajé, vatapá e cururu são produzidas em grande escala no Recôncavo, região mais próxima ao litoral que teve grande ligação da cultura africana. Daí, portanto, vem os condimentos à base de azeite de dendê, pimenta e leite de coco. Portugal também teve uma influência importante trazendo o bacalhau, a sardinha, o cozido de carne de boi bastante presente na cozinha dos baianos.

3) Belo Horizonte, MG:

Imagine só o orgulho dos mineiros em ter Belo Horizonte reconhecida internacionalmente pela culinária! Foi por conta da riqueza dos ingredientes que a cidade ganhou o título pela Unesco, em 2019, como Cidade Criativa na Gastronomia. Com a tradição de receitas passando de geração a geração, além das misturas internacionais e locais, os pratos tornaram-se únicos e encantam turistas em qualquer época do ano. Por isso, chegando por lá, experimente o tempero local presente no leitão à pururuca, o feijão tropeiro, frango com quiabo e os diferentes queijos. Para adoçar a tarde, nossa dica vai para o doce de leite, a goiabada e o doce de abóbora.

4) Porto Alegre, RS:

Há quem diga que os detalhes não fazem a diferença – o que não acontece em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aqui o destaque vai para o preparo das carnes, que são típicas da região. Com todo o cuidado na preparação do churrasco, utilização correta dos talheres para os cortes, tempo de preparo e qualidade até do fogo, a comida é uma obra-prima à parte. O fato do estado ter sido o primeiro a ter uma grande criação bovina do país, fez com que a população se reinventasse com as receitas das carnes. Os turistas do Brasil e países vizinhos que visitam Porto Alegre já conhecem de cara a carne de charque, um dos alimentos mais consumidos pelos gaúchos. Não deixe de provar também o arroz de carreteiro, a tainha na taquara e o matambre recheado, ao lado de um bom chimarrão.

Posts relacionados: