BLOG

30 de Agosto

Os melhores destinos de turismo ecológico no Brasil

Considerado uma vantagem competitiva em relação a outros países, o turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce no Brasil. Segundo dados recentes do IBGE, o setor apresentou uma expansão de 5,1% em maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018.

Parte desse bom desempenho deve-se também ao crescimento do ecoturismo, ou turismo ecológico, no qual permite ao viajante explorar a natureza de maneira consciente e sustentável, respeitando e preservando o meio ambiente e incentivando a educação ambiental. Com diversos tipos de paisagens naturais e variedades da fauna e flora, o Brasil é destaque nesse quesito.

Por isso, listamos abaixo alguns destinos presentes em todas as regiões do país para quem tem interesse em se encantar com algumas das nossas belezas naturais: 

1) Amazônia, Amazonas:

Com uma verdadeira definição do ecoturismo, a Amazônia abriga o mais rico e preservado ecossistema do planeta. Com a metade das florestas tropicais, viajar a Manaus, capital do Amazonas, é a chance de ver de perto a espetacular biodiversidade e se integrar totalmente com a natureza ao redor.

É possível encontrar diversos atrativos no Parque Nacional do Jaú e Parque Ecológico do Lago Janauari; observar o encontro das águas do rio Solimões e do rio Negro; fazer um tour para nadar com botos cor-de-rosa, com auxílio de instrutores; entre outras atividades. 

2) Chapada Diamantina, Bahia:

Localizada na região central da Bahia, a Chapada Diamantina agrupa uma quantidade surpreendente de atrações naturais. São mais de 1500 km² – sendo difícil conhecer tudo. Então, a dica é se planejar bastante ou procurar uma agência de turismo antes da viagem para conhecer os principais atrativos e otimizar seu tempo.

Vale a visita às cachoeiras, grutas, vales, rios e trilhas para conhecer o local. O destaque vai para o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça e aos poços de águas cristalinas: Encantado e Azul. 

3) Bonito, Mato Grosso do Sul:

A cerca de 265km da capital Campo Grande, Bonito faz jus ao nome. Internacionalmente reconhecida como uma das regiões mais belas do mundo, o lugar é um verdadeiro paraíso natural.

Bonito oferece excelentes opções de passeios para famílias, grupos de amigos e casais; inclusive, por oferecer uma infraestrutura planejada para receber esses visitantes.

Vale muito a pena conhecer as nascentes e explorar cavernas com lagoas internas. A prática de mergulhos e esportes radicais, como o rafting, também é bastante procurada. 

4) Aparados da Serra, Rio Grande do Sul:

As paisagens de Aparados da Serra é, sem dúvidas, de tirar o fôlego de qualquer visitante. Devido à sua formação rochosa com dezenas de cânions, a região localizada entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui o maior conjunto de formações do gênero da América do Sul.

Os maiores destaques do Parque são os Cânions Itaimbezinho e Faxinalzinho. Os visitantes têm sempre a oportunidade de observar a fauna local, visitar exposições e realizar grandes caminhadas através de trilhas. 

5) Parque Nacional do Itatiaia, Rio de Janeiro:

Criado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia, é o primeiro Parque Nacional do Brasil e um dos melhores pontos do país para praticar esportes radicais, como trekking e montanhismo.

O parque é dividido em duas partes. Na parte mais baixa, ficam as cachoeiras, trilhas mais leves e piscinas naturais. Já na mais alta, concentram-se os picos a serem escalados pelos mais aventureiros, como o Pico das Agulhas Negras. O caminho até o Parque é de fácil acesso e está aberto diariamente.