BLOG

31 de Janeiro

Hotel, Pousada, Hostel e Airbnb: Qual a melhor opção?

Vou viajar! E agora, onde devo me hospedar? Esta dúvida é muito mais frequente do que se imagina, ainda mais quando o orçamento está em jogo.

A escolha mais adequada vai depender do tipo da viagem, o quanto se pretende gastar e quem irá com você. Independente do lugar, as experiências adquiridas certamente serão muito válidas, até mesmo para os planejamentos dos próximos passeios.

Separamos a seguir algumas vantagens e desvantagens para se hospedar em hotel, pousada, hostel e airbnb, além de alguns aplicativos para facilitar sua pesquisa. Vamos descobrir qual a opção que melhor se encaixa no seu perfil?

1) Hotel

Do básico ao luxuoso, o hotel é o estabelecimento mais clássico para quem está viajando. Geralmente, é classificado entre uma a cinco estrelas e sua principal característica está atrelada à privacidade e ao conforto. Perfeito para casais, amigos e família, o hotel é o tipo de hospedagem que conta com recepção 24h, serviço de quarto e, na maioria das vezes, café da manhã. É a opção ideal para viagens mais curtas. Os pontos negativos são os horários de check-in e check-out que podem não ser tão maleáveis e prejudicar um pouco o seu roteiro, mas nada que um bom planejamento não possa ajudar. Cozinhar? Nem pensar! A opção será pedir comida, procurar algum restaurante ou solicitar o serviço de quarto – que pode ter um preço bem salgado.

App Trivago | Gratuito: disponível para Android e iOS.

2) Pousada

A principal diferença para o hotel é que a pousada oferece uma estrutura menor e mais intimista, lembrando um ambiente mais familiar. O atendimento também é mais pessoal. Normalmente, a decoração segue o ambiente que ela estiver instalada. Se for no campo, o clima é mais interiorano, assim como na praia o clima tende a ser mais tropical. Também classificado com estrelas, as pousadas são lugares ideais para quem quiser passar um feriado prolongado e gastar menos. Na maioria das vezes, o estabelecimento é visto com mais frequência em cidades menores. Os serviços de alimentação e acomodação são mais limitados, o que pode ser uma desvantagem por conta da estrutura do estabelecimento. A dica é pesquisar antes fotos e avaliações do local a fim de não comprometer a qualidade da viagem.

App Tripadvisor | Gratuito: disponível para Android e iOS.

3) Hostel

Do inglês, hostel significa albergue. É um espaço dedicado à coletividade e, por isso, é ideal para quem quer se aventurar sozinho ou com amigos. Existem hostels que oferecem quartos privativos, mas em pouca quantidade. A maioria dos quartos possuem várias camas, incluindo beliches, que podem ser reservadas por pessoas diferentes, sejam brasileiros ou estrangeiros e com o público feminino ou masculino. Os banheiros, assim como a cozinha e áreas em geral são comuns a todos os hóspedes. Os preços das diárias são bem mais acessíveis e para quem gosta de conhecer novas pessoas essa é a melhor opção. Isso sem falar dos hostels que oferecem eventos próprios, com festas e música ao vivo. No entanto, quem procura discrição e pouco incômodo, esta definitivamente não é a melhor opção, uma vez que todos os ambientes são compartilhados. Recomendamos guardar todos os pertences em armários.

App HostelWorld | Gratuito: disponível para Android e iOS.

Airbnb:

Como um dos apps mais famosos de viagem, não poderíamos deixar de pontuar o Airbnb. Inclusive, já falamos dele em outro post como um dos 8 aplicativos de viagem que você não pode deixar de ter. A plataforma é usada para quem procura uma casa por temporada. Se você gosta de ter uma comodidade completa, economizar e ainda ter a liberdade de um espaço próprio, esta é a opção. Existem alternativas para o aluguel da casa completa ou, se preferir, de apenas um quarto. Dependendo da residência, a entrada e saída podem ser independentes do restante da casa. O contato é feito diretamente com o dono da casa após uma breve conversa com o convidado. A desvantagem é que, sem serviço de hotel, por exemplo, deve-se comprar a alimentação e fazer as atividades domésticas normalmente.

App Airbnb | Gratuito: disponível para Android e iOS.

Não existe melhor ou pior lugar. A chave certa da escolha vai depender muito do seu estilo e necessidades de quem estiver com você. Pesquise e faça um planejamento prévio. Depois das dicas acima, temos certeza de que sua escolha ficará ainda mais fácil. Bom passeio!

Posts relacionados: