BLOG

05 de Março

Dicas para gastar menos combustível

Atualmente, no Brasil, as tarifas de combustível estão em constante crescimento. Dessa forma, parece até impossível economizar no gasto. Mas ainda há esperança, com boas práticas de direção e preservação do carro, é possível reduzir em até 35% o consumo de combustível. Confira nossas dicas!

Use o ar-condicionado com menos frequência

O ar-condicionado é responsável por cerca de 20% de aumento no consumo de combustível. Usar insulfilm, estacionar o carro na sombra para depois não precisar ligar o ar na maior velocidade e desligar o ar alguns minutos antes de alcançar o destino são algumas dicas para usar menos ar-condicionado, mesmo em épocas mais quentes.

Dirija mais devagar

Essa dica se aplica bem pra quem gosta de velocidades altas. Ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, consome-se 25% mais combustível do que a 110 km/h, segundo a Energy Saving Trust, organização de promoção ao uso de energia sustentável do Reino Unido.

Abasteça nos postos certos

Não abasteça o carro no primeiro posto de combustível encontrado dentro de uma longa distância, como em uma estrada. Com poucas opções na região, esses postos podem ter um valor mais elevado por serem a última saída. Se possível, tente pesquisar sobre postos ao longo do seu roteiro, para já deixar previsto o abastecimento em um posto que não cobre tanto. Além disso, Postos com má aparência, de marcas desconhecidas e com valores absurdamente baixos podem ser furadas. Por isso avalie bem.

Evite congestionamentos (se possível) e trajetos com muitos semáforos

Andar em marchas baixas e fazer paradas frequentes também podem elevar o consumo de combustível. Por isso, manter a velocidade o mais uniforme possível, evitando situações de trânsito intenso ou trajetos com muitos semáforos, pode ajudar na economia.