BLOG

27 de Setembro

Comemore o Dia Mundial do Turismo no Brasil

Trabalhar para viajar. Se você procurar essa frase em algum site de buscas, certamente aparecerão milhares de resultados. Independente da época do ano e lugar, sempre haverá pessoas dispostas a viajar e dar uma pausa na correria do dia a dia.

Atualmente, o turismo é uma das mais importantes atividades econômicas em diversos países e o dia 27 de setembro foi escolhido para ser celebrado mundialmente.

No Brasil, país de proporções continentais com diversidades de ritmos, cores e sabores, encontramos diferentes tipos de turismo. Abaixo, deixamos em destaque alguns deles com dicas de lugares para sua próxima viagem. Aproveite!

1) Turismo de sol e mar:

Quem não é fã do campo, não tem desculpas para deixar de viajar. O Brasil possui uma costa litorânea de mais de 7.300km, banhada pelo Oceano Atlântico e, por isso, o que não faltam são lindas praias. Nesse quesito, não ficamos para trás de nenhum outro país. Nossas dicas de visitas são Baía dos Porcos (Fernando de Noronha – PE), Praia do Espelho (Porto Seguro – BA), Praia do Patacho (Porto de Pedras – AL) e Porto de Galinhas (Ipojuca – PE).

2) Turismo de aventura:

Se você e seus amigos são daqueles que adoram se aventurar e sentir um friozinho na barriga, então não podem deixar de visitar os lugares que separamos. Para quem gosta de adrenalina e sentir fortes emoções, podem se desafiar no trekking no Monte Roraima (RR), salto de paraquedas em Boituva (SP), kitesurf em Jericoacoara (CE) e bungee jump em Bento Gonçalves (RS).

3) Turismo gastronômico:

Por conta da colonização de vários povos, o Brasil foi impactado por diferentes temperos e pratos típicos. Nesse sentido, é considerado um dos países mais ricos quando o assunto é culinária. O turismo gastronômico se encaixa no turismo de experiência no qual o visitante se aproxima ainda mais da cultura local. No Norte do país, os pratos são abundantes com peixes nativos. São muitas espécies e diferentes formas de cozinhar. No Nordeste o destaque vai para as comidas à base de milho e mandioca. Na região Sul, pelas influências europeias, podemos encontrar uma grande variedade de carnes, assim como saborosos vinhos que fazem o maior sucesso entre os turistas. O Sudeste possui pratos que tem como principal ingrediente o feijão, além de cervejas artesanais e opções de queijos. E no Centro Oeste os peixes de água doce são um verdadeiro diferencial, mas o destaque, sem dúvidas, vai para as carnes exóticas como as de capivara, javali e avestruz.

4) Turismo cultural:

O turismo cultural tem o poder de unir indivíduos e comunidade, além de ser um recurso poderoso para atrair visitantes. Assim como na gastronomia, o Brasil possui uma vasta miscigenação cultural devido o contexto histórico de diferentes nações. É o caso das festividades de carnaval mais presentes nas cidades de Olinda, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo; as festas juninas do Nordeste do país; o Festival Folclórico de Parintins, realizado em junho no Amazonas; e a Oktoberfest, também conhecida como a festa da cerveja, em Santa Catarina.